UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

  • Wellington Tadashi Yamamoto Universidade Estadual de Maringá
  • Lorena Enami Universidade Estadual de Maringá
  • Beatriz Lavezo dos Reis Universidade Estadual de Maringá
  • Edwin Vladimir CArdoza Galdamez Universidade Estadual de Maringá
  • Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: saúde e segurança do trabalho; pandemia; survey.

Resumo

O A pandemia da COVID-19 impactou globalmente e em todos os âmbitos a sociedade, em função de novas normas de saúde e segurança implementadas, mudança nas condições de trabalho e no cotidiano da população. Essas mudanças são vivenciadas de maneira diferente à medida que regiões do país, porte das empresas e até mesmo ocupação dos trabalhadores são comparadas. Em busca de analisar as consequências da pandemia na Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), este trabalho é desenvolvido. Utilizando o método survey para coleta e análise de dados, por meio de um questionário aplicado à profissionais de SSO, foi avaliada a percepção dos mesmo em relação às mudanças e melhorias na área durante a pandemia. Como resultados da pesquisa foi observada a alta concordância com as medidas de prevenção à pandemia, crescimento da importância da área de SST para as organizações e homogeneidade nas respostas em todas as regiões do país. Além disso, foi possível identificar quais ações foram consideradas mais efetivas diante do cenário, sendo relevantes as ações para higiene pessoal e do ambiente de trabalho, treinamentos voltados à utilização de equipamentos de proteção e aproximação na comunicação entre todos os níveis da empresa, motivados pela abordagem de saúde e segurança.

Publicado
2021-12-22
Como Citar
YAMAMOTO, W.; ENAMI, L.; DOS REIS, B.; GALDAMEZ, E.; LEAL, G. UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 3, p. 30-45, 22 dez. 2021.