AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CAMBUCI-RJ SOBRE OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E DESCARTE DE EMBALAGENS

  • JULIANA KELLER ROSA AGUIAR Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • DEISE FERREIRA FERNANDES PAES Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • LEANDRO DE OLIVEIRA SILVA Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-chave: AGROTÓXICOS, CONTAMINAÇÃO, RISCOS

Resumo

Ao longo dos anos o uso indiscriminado de agrotóxicos vem ocasionando inúmeros problemas, tanto no meio ambiente quanto na saúde do ser humano. No Brasil, o trabalhador rural tem sofrido com morbidades relacionadas ao uso negligente desses componentes, constituindo um importante campo de investigação. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento dos produtores rurais do Município de Cambuci, pertencente ao Estado do Rio de Janeiro, sobre os riscos da utilização de agrotóxicos nas lavouras, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde do trabalhador. Busca, também, averiguar a utilização de equipamentos de proteção e os métodos empregados pelos agricultores para o descarte das embalagens. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário contendo 18 perguntas. Participaram da pesquisa 30 trabalhadores rurais de ambos os sexos, com idades variando entre 18 e 67 anos. Constatou-se que os agricultores reconhecem os riscos do uso de agrotóxicos e a importância dos equipamentos de proteção individual, assim como a necessidade de descarte correto das embalagens vazias. Apesar disso, uma parte dos entrevistados não segue as orientações, pois considera o seu trabalho seguro diante da rotina de anos de prática. Verifica-se a necessidade do reforço de campanhas educativas, buscando ressaltar a importância do uso dos equipamentos de proteção durante a aplicação desses compostos químicos, assim como o descarte correto de suas embalagens, alertando os trabalhadores rurais dos impactos negativos que esses compostos podem causar ao ambiente e à saúde do ser humano.

Publicado
2021-06-09
Como Citar
AGUIAR, J.; PAES, D.; SILVA, L. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CAMBUCI-RJ SOBRE OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E DESCARTE DE EMBALAGENS. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 1, p. 1-22, 9 jun. 2021.
Seção
ARTIGOS