A ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE APERIBÉ-RJ SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA

  • DEISE FERREIRA FERNANDES PAES Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Monique da Silva Rosa de Queiroz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • CARLOS EDUARDO DA SILVA SANCHES Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-chave: Água, Escola, Meio ambiente

Resumo

Diante da poluição, das mudanças climáticas, do uso insustentável da água e da ameaça de sua falta, este assunto tem se tornado uma preocupação mundial. É urgente que a população utilize água de forma consciente e moderada, impedindo seu desperdício e a poluição dos rios e nascentes. O objetivo desse estudo foi avaliar por meio da aplicação de um questionário, o conhecimento dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca e da Escola Municipalizada Rômulo Sardinha, ambas no município de Aperibé-RJ, sobre as discussões referentes ao tema água. Para tal, foi realizado um estudo inicial sobre o uso consciente da água e os problemas relacionados à sua escassez. Logo após, foi aplicado um questionário aos alunos para coleta de dados e posterior análise sobre conhecimento dos alunos sobre o assunto. O estudo avaliou o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema água antes que este fosse abordado em sala de aula, já que é, sobretudo nesta série, que se trabalha com este tema. O estudo mostrou que os alunos reconhecem que a crise da água já é uma realidade, porém a maioria não conhece nenhuma lei sobre o seu uso. Observou-se que os alunos não conseguem relacionar a crise mundial da água com a sua vida e com a vida na sua comunidade. Um dos resultados mais preocupantes é o desperdício de água por parte dos alunos. A maioria afirmou que ao tomar banho, se ensaboa com o chuveiro ligado e escova os dentes com a torneira aberta. Poucos alunos estão sensibilizados a economizarem água. Foi constatado que as escolas já haviam trabalhado o assunto, mas evidencia-se que as aulas não alcançaram seu objetivo, pois não garantiram aos alunos o devido conhecimento sobre o tema. Segundo os alunos, somente as disciplinas Ciências e Produção Textual abordaram o tema Meio Ambiente durante as aulas, que é incluído nos Temas Transversais pelos PCN’s, devendo ser trabalhado de forma interdisciplinar em todo Ensino Fundamental. Assim, faz-se necessário mobilizar e aumentar a consciência da população em geral sobre a problemática da água e possíveis soluções. É preciso dar incentivos a ações que geram mudanças no comportamento das pessoas frente ao uso dos recursos hídricos.

 

Palavras-chave: Água; Escola; Meio Ambiente.

Biografia do Autor

DEISE FERREIRA FERNANDES PAES, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada em Ciências biológicas (Bacharel e licenciatura), especialista em Ensino Superior e Inspeção Escolar, Mestre em Biociencias e Biotecnologia, Designer e criadora de conteúdo digital e impresso. Atuo como docente no nível médio e no ensino superior.

Publicado
2021-12-23
Como Citar
PAES, D.; DE QUEIROZ, M.; SANCHES, C. E. A ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE APERIBÉ-RJ SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA. Múltiplos Acessos, v. 6, n. 3, p. 75-100, 23 dez. 2021.