A IMPORTÂNCIA DA LAPAROTOMIA NO DESEMPENHO MÉDICO CIRÚRGICO

  • Laryssa Coutinho de Andrade Farolfi Ribeiro FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • LUANA VIDAURRE XAVIER DO CANTO FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • JULIA MOTTA DE SOUZA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • ISABELA REIM VIANNA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • VINICIUS EVANGELISTA DIAS Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Palavras-chave: Laparoscopia; paciente; bem estar.

Resumo

A laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que permite a visualização de diversos órgãos do corpo humano, que foi desenvolvida em 1902, objetivando como uma forma de diagnóstico e que anos depois foi ajustada como um mecanismo cirúrgico, inicialmente ginecológico. Em 1985 foi feita a primeira colecistectomia, reinventando o formato cirúrgico, principalmente pelo caráter positivo do uso do método da laparoscopia. Aliado ao advento de uma medicina mais humanizada, focada no paciente e não unicamente na patologia, a laparoscopia está sendo cada vez mais utilizada no meio cirúrgico a fim de garantir o paciente um bem estar superior comparado à métodos alternativos de auxílio cirúrgico. Dessa forma, o objetivo do trabalho torna-se esclarecer de forma informativa, científica e interdisciplinar a importância da laparoscopia na atuação médica nos cuidados diretos aos pacientes, principalmente por ser uma técnica menos invasiva e tendo menos consequências no período pós cirúrgico. Assim, esse trabalho, por meio da construção do estudo através do desenvolvimento de pesquisa do tipo exploratória e de natureza qualitativa, tendo como técnica de pesquisa a revisão de literatura, sob o formato narrativo, utilizando as bases de dados da PubMed MEDLINE, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Cochrane Library, Google Scholar, LILACS e Google acadêmico. Portanto, conclui- se que a laparoscopia tem pontos positivos no ato cirúrgico mais relevantes do que outros métodos, que são mais invasivos e propõem uma recuperação mais dificultada, lenta e que gera mais desconforto para o paciente por influenciar psicologicamente no seu regime de leito, uma vez que pode haver um tempo grande de repouso, contrapondo o método da laparoscopia que é menos danoso.

Biografia do Autor

Laryssa Coutinho de Andrade Farolfi Ribeiro, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica do curso de medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom jesus do
Itabapoana, Rio de Janeiro, farolfilary4@gmail.com

LUANA VIDAURRE XAVIER DO CANTO, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica do curso de medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom jesus do
Itabapoana, Rio de Janeiro, luanacanto2009@hotmail.com

JULIA MOTTA DE SOUZA, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica do curso de medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom jesus do
Itabapoana, Rio de Janeiro, juliamotta.s@hotmail.com

ISABELA REIM VIANNA, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica do curso de medicina, Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom jesus do
Itabapoana, Rio de Janeiro, isabelareim@hotmail.com

VINICIUS EVANGELISTA DIAS, Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

Professor do curso de Cirurgia Geral pela Faculdade Metropolitana São Carlos. Médico especializado em Cirurgia Geral, graduado pela Universidade do Iguaçu e Mestrado em Hospital São José do Avaí, Mestre pela Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Doutorado em andamento em Medicina - Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. E-mail: viniciusdiasevangelista@gmail.com

Publicado
2023-02-25
Como Citar
RIBEIRO, L.; DO CANTO, L.; DE SOUZA, J.; VIANNA, I.; DIAS, V. A IMPORTÂNCIA DA LAPAROTOMIA NO DESEMPENHO MÉDICO CIRÚRGICO. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 44-51, 25 fev. 2023.
Seção
ARTIGOS