BORDERLINE: IMPULSOS, AFETO, IMAGENS E PESSOAS

  • João Pedro do Valle Varela Faculdade Metropolitana São Carlos BJI - Famesc
  • Antônio Neres Norberg Faculdade Metropolitana São Carlos BJI - Famesc
  • Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos
Palavras-chave: Borderline, Psquiatria, Bem-estar

Resumo

A Síndrome de Transtorno Borderline foi designada como distúrbio mental, pela primeira vez, no final da década de 1930, pelo médico e psicanalista Adolph Stern. Perpassando por outros analistas do transtorno de Borderline, a doença ganhou novos tipos de constatação, transformando-a, finalmente, em uma doença de cunho psiquiátrico. Nesse sentido, o Transtorno de Personalidade Borderline já registra mais de 2 milhões de  casos em todo Brasil, expondo que as mulheres buscam mais o tratamento, representando cerca de 75% dos casos. Cabe apontar, também, que o risco de suicídio de pessoas que possuem essa síndrome é 40 vezes maior que o risco da sociedade em geral, sendo que 10% dos brasileiros diagnosticados efetivam o suicídio. Com isso, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão narrativa de literatura do tema em questão, considerando aspectos científicos e, sobretudo, humanos que impactam diretamente no tratamento e na vida de um portador da Síndrome de Personalidade Borderline. Assim, este trabalho se consolida através do desenvolvimento de uma pesquisa do tipo exploratória e de natureza qualitativa, tendo como técnica a revisão de literatura, sob o formato narrativo, utilizando as bases de dados da PubMed MEDLINE, Scientific Electronic Library Online (Scielo),  Google Scholar, Journal of the American Psychoanalytic Association e Revistas Brasileiras da Área da Saúde. Dessa forma, pode-se inferir que o Transtorno de Personalidade Borderline é uma patologia que acomete milhares de pessoas, é pautada na ciência médica, mas pouco consegue ser diagnosticada precocemente, o que gera consequências na concretização do tratamento e no bem-estar da pessoa que  a possui.

Biografia do Autor

João Pedro do Valle Varela, Faculdade Metropolitana São Carlos BJI - Famesc

Aluno graduando do curso de medicina pela Faculdade Metropolitana São Carlos

Antônio Neres Norberg, Faculdade Metropolitana São Carlos BJI - Famesc

Professor do curso de Microbiologia da Faculdade Metropolitana São Carlos. Graduado em Medicina pelo Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1978). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1973). Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1978) , especialização em Medicina do Trabalho pelo Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1979), especialização em Parasitologia pela Universidade Severino Sombra (1981), especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Severino Sombra (1980), especialização em Imunopatologia pela UNIGRANRIO (1983), especialização em Microbiologia pela Universidade Severino Sombra (1982), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Severino Sombra (1983), especialização em Patologia Clínica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), especialização em Patologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), aperfeiçoamento em Patologia Clínica pelo Instituto de Biologia do Exército (1978), especialização em Saúde da Família pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021), especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). mestrado em Patologia Clínica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor titular da disciplina de Microbiologia no curso de Medicina da FAMESC. Coordenador do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC. Tem experiência na área de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Patologia Clínica, Clínica Médica, Infectologia, Saúde Pública e Diagnóstico Laboratorial. Coordenador e docente dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Doenças Parasitárias da Universidad Autónoma de Asunción, Paraguay. Membro titular da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá , Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF (2020) ,Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva , Especialista em: Psicologia Hospitalar e da Saúde em nível de Pós-Graduação Lato Sensu pela Faculdade Única de Ipatinga; Psicologia Comportamental e Cognitiva - Faculdade Futura; Saúde Coletiva - Institutos Superiores de Ensino do CENSA ;Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar-Faculdade de Medicina de Campos-RJ ; Psicopedagogia Clínica e Institucional - Universidade Salgado de Oliveira e Pós- graduanda em Ciência da Religião pelo Centro Universitário FAVENI. Atualmente é membro do Comitê de Ética e Pesquisa e de Iniciação Científica e Tecnológica -FAMESC. Atuação em Psicologia hospitalar no Hospital São Vicente de Paulo e na equipe de enfrentamento a COVID-19. Docente de nível superior   na Faculdade Metropolitana São Carlos-FAMESC-Bom Jesus do Itabapoana - RJ.

Publicado
2023-02-25
Como Citar
VARELA, J. P.; NORBERG, A.; FERREIRA MEDEIROS DE MATOS, M. BORDERLINE: IMPULSOS, AFETO, IMAGENS E PESSOAS. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 63-72, 25 fev. 2023.
Seção
ARTIGOS