A VIGOREXIA E SUAS CORRELAÇÕES HORMONAIS E NUTRICIONAIS

  • Letícia Wetler do Nascimento FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Winícius Cardoso Donatti FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Ana Paula Silva Alves FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • Carolina Crespo Istoe FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
Palavras-chave: vigorexia; hormonais; nutricionais.

Resumo

A busca pelo “corpo perfeito” tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Diante disso, muitos indivíduos se tornam susceptíveis a desenvolver transtornos relacionado a imagem corporal, como a Vigorexia ou Síndrome de Adônis. A vigorexia acomete, majoritariamente, homens na faixa etária de 18 a 35 anos que realizam práticas assíduas de musculação intensiva a um nível obsessivo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é explanar sobre a vigorexia dando ênfase nas possíveis correlações nutricionais e hormonais desenvolvidas pelos vigoréxicos, haja vista a dieta inadequada, associada ao uso de anabolizantes e à exercício físico exagerados. Esse trabalho é caracterizado como uma revisão de literatura de cunho exploratório, com abordagem qualitativa e descritiva. Os vigoréxicos costumam ter um desbalanço nutricional com predomínio de uma alimentação hiperproteica e hipolipídica, além de utilizarem de forma excessiva esteroides anabolizantes, fatores que comprometem o funcionamento adequado do organismo. Ademais, esses padrões alimentares doentios também afetam a vida social dos indivíduos, os quais possuem relações interpessoais cada vez mais líquidas. Portanto, o estilo de vida dos vigoréxicos está intimamente relacionado ao surgimento de alterações hormonais, nutricionais e sociais, sendo, assim, essencial que profissionais de saúde identifiquem e saibam manejar essa doença.

Biografia do Autor

Letícia Wetler do Nascimento, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana-RJ, lwetler@gmail.com

Winícius Cardoso Donatti, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmico de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana-RJ, winiciusdonatti@gmail.com

Ana Paula Silva Alves, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Acadêmica de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana-RJ, annapaula16cte@gmail.com

Carolina Crespo Istoe, FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC

Doutora em ciências aplicadas a produtos para a saúde pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, Bom Jesus do Itabapoana-RJ. carolcistoe@yahoo.com.br

Publicado
2023-02-25
Como Citar
DO NASCIMENTO, L.; DONATTI, W.; ALVES, A. P.; CRESPO ISTOE, C. A VIGOREXIA E SUAS CORRELAÇÕES HORMONAIS E NUTRICIONAIS. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 73-80, 25 fev. 2023.
Seção
ARTIGOS