AÇÕES DE EDUCAÇÃO VOLTADAS PARA O ESTÍMULO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

  • Rodrigo da Costa Amil Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: saúde; informação; comunicação.

Resumo

A educação em saúde é fundamental quando estamos tratando de doação de órgãos, pois a divulgação e o esclarecimento são de grande importância para que a população possa criar consciência sobre esse processo. Objetivou-se com esta pesquisa analisar se e como as ações de educação em saúde voltadas para o estímulo a doação de órgãos são/foram eficazes. A natureza deste estudo está configurada como pesquisa do tipo aplicada, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório, caracterizando-se como revisão narrativa; a pesquisa foi realizada no ano de 2022 a partir de artigos indexados nas bases de dados MEDLINE e LILACS, utilizando palavras-chave específicas e critérios de inclusão e exclusão. Foram identificados 3 artigos científicos sobre o tema, nas bases de dados selecionadas, sendo 2 encontrados na MEDLINE e 1 na LILACS, todos publicados em inglês; os estudos mostram a importância da educação no processo de estímulo a doação de órgãos, bem como a relevância sobre o desenvolvimento de bons materiais de informação, comunicação e educação. Conclui-se que o estímulo a doação de órgãos por meio de ações de educação é eficaz, contudo, estudos com uma maior quantidade de pesquisas analisadas devem ser realizados para ampliação das discussões sobre o tema.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Amil, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Residência no Hospital Geral de Bonsucesso (Cirurgia Geral e Transplante Hepático). Atualmente é professor (anatomia / cirurgia / trauma) da Universidade Iguaçu (Campos V - Itaperuna) e Cirurgião e Coordenador do serviço de Transplante Hepático do Hospital São José do Avaí. Rodrigomed.amil@gmail.com

Publicado
2023-02-25
Como Citar
AMIL, R. AÇÕES DE EDUCAÇÃO VOLTADAS PARA O ESTÍMULO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 107-114, 25 fev. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA