REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19

  • Ana Paula Borges de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF
Palavras-chave: depressão; bem-estar; SARS-CoV-2.

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de desafios para o mundo, entre eles destaca-se a saúde mental dos profissionais de saúde que atuam nesse enfrentamento. Objetivou-se com esta pesquisa traçar reflexões sobre as implicações da pandemia do COVID-19 na saúde mental de profissionais da saúde. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica; a pesquisa foi realizada em 2022 a partir de artigos indexados em periódicos da área. A partir da análise dos resultados, foi verificada grande prevalência de sintomas de ansiedade e depressão nos profissionais de saúde, sendo os principais: ansiedade, distúrbios do solo, angústia, exaustão e síndrome de Burnout, ficando evidente a interferência da pandemia do COVID-19 na saúde mental dos profissionais da saúde, sendo os mais acometidos aqueles dispostos na linha de frente, e esse resultado é significativo em âmbito mundial. É de grande relevância que o debate sobre este tema seja ampliado, de modo que haja a participação coletiva de todos os atores envolvidos nesse processo, no intuito de fortalecer discussões que promovam a garantia e aumento de direitos e condições de trabalho dignas, em especial no âmbito da saúde mental.

Biografia do Autor

Ana Paula Borges de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF

Mestranda no curso de Cognição e Linguagem - UENF. Graduada em Medicina pela Universidade Iguaçu. Médica no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e docente do curso de Medicina - FAMESC/BJI - .RJ. 

Publicado
2023-06-10
Como Citar
SOUZA, A. REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 131-140, 10 jun. 2023.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA