A PERSPECTIVA DE MULHERES QUE REINGRESSAM NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO NA FASE ADULTA

Palavras-chave: Mulheres; Reingresso; Escola Básica; Motivação; Perspectiva

Resumo

Esta foi uma pesquisa oriunda de um Projeto de Iniciação Científica. O Objetivo da pesquisa foi analisar as expectativas e motivações das mulheres que reingressam na escola de ensino básico. A metodologia utilizada foi através da aplicação de um questionário sociodemográfico e de um questionário semiestruturado, e a análise de dados feita através da análise de Bardin e pelo programa Excel 2010. Resultados: Foram entrevistadas 13 mulheres. No questionário sociodemográfico encontramos mulheres entre 44 e 57 anos, todas possuem filhos e todas trabalham fora do lar. A minoria não possui casa própria. No questionário semiestruturado obtivemos respostas como:  a maior parte deixou os estudos, na idade jovem, pra cuidar da família ou para trabalhar, e a maior motivação de retornar ao âmbito escolar é melhorar sua própria qualidade de vida e de sua família. Conclusão: Observamos através dos resultados que os motivos das mulheres no retorno na EJA, estão principalmente, relacionados ao complemento do ensino básico para posteriormente arranjar um emprego ou um emprego melhor. As mulheres também apresentaram como motivo do retorno o êxito pessoal, o incentivo da família e o exemplo para os filhos.

Biografia do Autor

Paula Alessandra Souza Mantilla Giehl, Universidade Iguaçu - UNIG

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO, Nova Iguaçu- RJ, paulamantilla72@hotmail.com

Eline Arruda Lessa, Universidade Iguaçu - UNIG

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu- RJ, elinearrudaz123@gmail.com

Publicado
2023-04-21
Como Citar
GIEHL, P. A.; LESSA, E. A PERSPECTIVA DE MULHERES QUE REINGRESSAM NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO NA FASE ADULTA. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 1, p. 56-66, 21 abr. 2023.
Seção
ARTIGOS