BIOÉTICA: PROBLEMAS E CONFLITOS DA PRÁTICA EM EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

  • BRUNA QUEIROZ OLIVEIRA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • LORENA QUEIROZ OLIVEIRA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • MARIA CAROLINA LOPES DE SOUZA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • ALEXANDER RIBEIRO RANGEL JÚNIOR FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC
  • FABIO LUIZ TEIXEIRA FULLY FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
  • VINICIUS EVANGELISTA DIAS FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS - FAMESC / SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE
Palavras-chave: BIOÉTICA, CONFLITOS, ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

O presente estudo traz em seu escopo a bioética, como sendo um fator fundamental na organização e no direcionamento de profissionais da área da saúde e da ciência, mas de forma específica, ele é direcionado aos problemas e conflitos existentes no âmbito do Programa Saúde da Família, que dizem respeito à questão bioéticas. Sendo assim, o objetivo é identificar os problemas e conflitos bioéticos vivenciados e enfrentados pelos médicos e demais profissionais no âmbito da Estratégia de Saúde da Família, na perspectiva de inter-relacionar tais aspectos à tomada de decisão em saúde. Para tanto, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, a fim de conseguir identificar e elucidar tais questionamentos, embora existam poucos achados literários. Logo, pôde-se chegar à conclusão de que faltam diretrizes bioéticas que padronizem a ESF, uma vez que há uma pluralidade de ideias e ideais que ocasionam divergências entre as próprias equipes.

Publicado
2022-10-30
Como Citar
OLIVEIRA, B.; OLIVEIRA, L.; DE SOUZA, M. C.; RANGEL JÚNIOR, A.; FULLY, F. L.; DIAS, V. BIOÉTICA: PROBLEMAS E CONFLITOS DA PRÁTICA EM EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 3, p. 1-10, 30 out. 2022.
Seção
ARTIGOS