HUMANIZAÇÃO À SAÚDE NO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

  • DANIELE TAVARES DA SILVA BOM Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • WELLINGTON DOS SANTOS MADEIRA Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • YARA FELIPE HESPANHOL PEREIRA Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • NATÁLIA MOREIRA DE SOUZA LEAL Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC
  • FÁBIO LUIZ TEIXEIRA FULLY Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • VINICIUS EVANGELISTA DIAS Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC / Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Palavras-chave: HUMANIZAÇÃO, IDOSOS, ATENÇÃO PRIMÁRIA

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem ocorrido em escala global. Há uma necessidade de atenção básica a essa população, fazendo com que a rede de atendimento em saúde não esteja preparada para um atendimento holístico, prioritário e humanizado. Objetivo desse estudo foi descrever a importância da humanização em saúde para população idosa. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura de caráter explicativo, na qual a coleta de artigos ocorreu através das bases cientificas nacionais. O envelhecimento no Brasil vem crescendo de modo considerável. Nesse aspecto, foi necessária a criação de novas estruturas sociais e políticas para atender as novas demandas que surgem com o crescimento da população idosa. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e Política Nacional de Humanização contribuem para construção de um atendimento humanizado a pessoa idosa. Nota-se que o atendimento humanizado para pessoa idosa é essencial na atenção primária, contribuindo para uma qualidade de vida melhor a esse idoso. Entretanto, ainda existem falhas nas políticas de humanização no contexto geral e da pessoa idosa, dificultando, assim, o desenvolvimento do atendimento humanizado. Sendo assim, conclui-se que o atendimento humanizado na atenção primária, principalmente para os idosos, é fundamental. Humanizar não é apenas chamar o paciente pelo nome, ser simpático, sorrir, mas sim olhar o paciente como um todo, entendendo os anseios, medos, incertezas, além do determinante social que estão inseridos.

Publicado
2022-10-30
Como Citar
BOM, D.; MADEIRA, W.; PEREIRA, Y. F.; LEAL, N.; FULLY, F. L.; DIAS, V. HUMANIZAÇÃO À SAÚDE NO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 3, p. 33-43, 30 out. 2022.
Seção
ARTIGOS