O PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

  • Elisangela Castedo Maria do Nascimento Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
  • Tabitha Molina Monteiro Escola Dom Bosco https://orcid.org/0000-0002-4210-6319
Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Mato Grosso do Sul.

Resumo

A pesquisa buscou analisar as políticas públicas de educação ambiental desenvolvidas no estado de Mato Grosso do Sul. Desse modo, por meio de uma revisão bibliográfica foram investigadas as políticas públicas da educação ambiental, que tomou corpo com a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, conhecida por Eco-92 ou Rio-92, onde foram estabelecidos os Princípios Fundamentais da Educação para Sociedades Sustentáveis e teve seus desdobramentos na educação, estabelecendo a inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares, visando refletir e debater questões sobre desigualdade, distribuição de bens, e a produção não sustentável. Nessa ótica, em Mato Grosso do Sul o referencial propõe que as escolas se transformem em Espaços Educadores Sustentáveis, para que os alunos aprendam a ter uma relação de equilíbrio com o meio ambiente onde são trabalhados como Temas Contemporâneos Transversais, previstos pela BNCC, sendo discutida a educação ambiental e a educação para o consumo. Após análise concluímos que a educação deve conduzir os alunos ao sentimento de pertinência da espécie humana, concretizado na cidadania.

 

Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação/Universidade Católica Dom Bosco. Doutora em Educação pelo PPGE/Universidade Católica Dom Bosco na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, pesquisou no foco da Educação Ambiental na área indígena. Mestre em Ensino de Ciências/Educação Ambiental em área indígena/UFMS. Especialista em gestão escolar/UFMS. Especialista em Biologia/Manejo de recursos Ambientais/UFMS. Graduada em Biologia/UFMS. Concursada pela - Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aquidauana, atualmente cedida para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Atuou como coordenadora pedagógica em 2016 e 2017. Atuou como professora em área indígena de 2003 á 2011. Atuou como professora da Licenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal" de 2011 á 2018. Atuou como professora do Ensino Superior de 2007 à 2018 em vários cursos da UFMS - Campus de Aquidauana. Tem experiência como professora em pós-graduação e em tutoria a distância pela UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação escolar indígena, formação de professores, meio ambiente e educação do campo.

Tabitha Molina Monteiro, Escola Dom Bosco

Mestre em Letras - UEMS (2020), Mestre em Ciências da Educação - UTCD (2015), Pós-Graduada em metodologias ativas e ensino híbrido - Faculdades Herrero (2021), Planejamento Estratégico e Politico - UCDB (2009) e Metodologia e Gestão do Ensino a Distância pela Anhanguera Educacional (2013); Graduada em História - UFMS (2007) e Pedagogia UNISA (2017).

Pesquisa: Formação de professores, HQs, livro didático

Publicado
2023-04-21
Como Citar
MARIA DO NASCIMENTO, E.; MONTEIRO, T. O PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 1, p. 115-127, 21 abr. 2023.
Seção
ARTIGOS