O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA NECROPOLÍTICA

  • ALENCAR CORDEIRO RIDOLPHI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF
Palavras-chave: BIOPODER, PIOPOLÍTICA, PENA DE PRISÃO

Resumo

O presente artigo, busca discutir, de forma breve, a prisão no brasil em uma perspectiva conceitual da Necropolítica introduzida por Achile Mbembe, visando identificar e explicar as expressões da Necropolítica existentes na sistemática prisional brasileira. A Necropolítica parte de uma concepção de poder e de capacidade que o Estado tem em decidir quem vive e quem morre, como se vive e como se morre dentro dos diferentes contextos da vida social. O cárcere é um desses ambientes sociais onde é possível observar a materialização da Necropolítica. Para o desenvolvimento deste estudo fora utilizada uma metodologia qualitativa e indutiva, por meio da análise de dados e informações extraídos de livros, artigos acadêmicos, estudos e notícias que versam sobre o tema proposto, de forma a possibilitar o desenvolvimento de um texto dissertativo analítico. A divisão deste estudo se dera em três seções; a primeira tratando da Necropolítica em um aspecto conceitual; a segunda traçando panoramas de análise do sistema prisional brasileiro; a terceira discorrendo sobre a Necropolítica do cárcere e as práticas que reforçam excludências estruturais decorrentes de uma lógica de funcionamento da sociedade brasileira. Ao final são apresentadas as conclusões e referência sutilizadas na consecução deste texto.

Biografia do Autor

ALENCAR CORDEIRO RIDOLPHI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF - Campos dos Goytacazes – RJ, E-mail: Alencar_cr@yahoo.com.br

Publicado
2023-02-25
Como Citar
RIDOLPHI, A. O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA NECROPOLÍTICA. Múltiplos Acessos, v. 7, n. 4, p. 1-15, 25 fev. 2023.
Seção
ARTIGOS