EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: abandono escolar e o uso da literatura de cordel como possibilidade de narrativa imagética de si

  • Kátia Schimidt Silva Pereira
  • Rodrigo Marques
  • Sheila Shunck Vieira Lyrio
  • Maria Riziane Costa Prates
Palavras-chave: Educação; Narrativas; Abandono escolar.

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender quais as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o período em que eles deveriam ter frequentado a etapa de ensino fundamental regular, fazendo com que eles tivessem que dar continuidade nos seus estudos na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Com caráter qualitativo e abordagem metodológica, que se caracterizou como pesquisa de campo do tipo exploratório (SELLTIZ et al., 1965), a partir do cotidiano, com as práticaspolíticas (CERTEAU, 2014); fez uso da literatura de cordel como disparadora de conversa e possibilidades imagéticas de problematização das narrativas de si dos estudantes da EJA. A análise dos dados revelou que os estudantes abandonam os estudos por motivos relacionados ao seu convívio familiar e também, por conflitos pessoais ligados  ao cotidiano escolar. Concluímos percebendo que os fatores que levam ao abandono escolar por esses estudantes, podem ser classificados em dois grupos: 1) aqueles que abandonam os estudos para contribuir com as necessidades e realidades enfrentadas em seu cotidiano familiar, 2) E os que deixaram a escola por falta de orientação e apoio familiar ou pelo próprio sistema educativo. Conclui pela afirmação da necessidade de políticas públicas que ampliem as possibilidades de aprendizagem e sucesso dos jovens e adultos, a partir de projetos que possibilitem sua inserção escolar, para a promoção de uma educação cada vez mais includente.

Publicado
2023-03-31
Como Citar
SCHIMIDT SILVA PEREIRA, K.; MARQUES, R.; SHUNCK VIEIRA LYRIO, S.; RIZIANE COSTA PRATES, M. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: abandono escolar e o uso da literatura de cordel como possibilidade de narrativa imagética de si. Múltiplos Acessos, v. 8, n. 1, p. 272-289, 31 mar. 2023.
Seção
ARTIGOS