ASSOCIAÇÃO DE MARCADORES BIOQUÍMICOS DE DESNUTRIÇÃO COM O PROGNÓSTICO DE PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL

  • Danielle Rezende Faculdade Metropolitana de São Carlos
  • Clara dos Reis Nunes Centro Universitário São Carlos - UniSãoCarlos
Palavras-chave: câncer colorretal; marcador bioquímico; desnutrição.

Resumo

O câncer colorretal (CCR) é um tipo de neoplasia que acomete o intestino grosso e/ou reto e se desenvolve a partir de uma lesão primária na mucosa intestinal, conhecida como pólipo, e por meio do processo de carcinogênese, este pode evoluir para um adenocarcinoma. O diagnóstico é realizado através da colonoscopia e varia de acordo com as características do tumor. Os tratamentos podem gerar diversos efeitos adversos no organismo do paciente acometido, sendo um deles, a desnutrição. Diante disso, os objetivos deste estudo incluem compreender a relação entre os marcadores bioquímicos de desnutrição e o prognóstico de pacientes com câncer colorretal (CCR), buscando aprimorar a avaliação nutricional e o manejo clínico desses indivíduos. A metodologia adotada foi qualitativa, sendo realizada uma revisão bibliográfica utilizando das bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs, Google Scholar e bibliotecas virtuais de instituições acadêmicas, com recorte temporal de 34 anos. Os resultados desta pesquisa permitem compreender as causas e as alterações desencadeadas pela desnutrição no indivíduo acometido e não acometido com CCR, bem como a identificação dos marcadores bioquímicos de desnutrição associados ao CCR.

Palavras-chave: câncer colorretal; marcador bioquímico; desnutrição.

Biografia do Autor

Clara dos Reis Nunes, Centro Universitário São Carlos - UniSãoCarlos

Doutora em Tecnologia de Alimentos, Pós graduada em Nutrição Oncológica, Bacharel em Nutrição.Docente no Centro Universitário São Carlos, Bom Jesus do Itabapoana – RJ

Publicado
2025-03-31
Como Citar
REZENDE, D.; NUNES, C. ASSOCIAÇÃO DE MARCADORES BIOQUÍMICOS DE DESNUTRIÇÃO COM O PROGNÓSTICO DE PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL. Múltiplos Acessos, v. 10, n. 1, p. 76-96, 31 mar. 2025.
Seção
REVISÃO DE LITERATURA