INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CONHECIMENTO, ATITUDES E VULNERABILIDADES DE ADOLESCENTES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ

  • Elisangela Soares Linhares
  • Helloa Pereira de Assis
  • Bianca Magnelli Mangiavacchi
Palavras-chave: Infecção Sexualmente Transmissível; Adolescência; Orientação Sexual; Sexualidade.

Resumo

As infecções sexualmente transmissíveis são doenças que podem ser disseminadas através de contato íntimo entre indivíduos, que englobam diversas infecções ocasionadas por diferentes patógenos como vírus, bactérias, protozoários e fungos. O contato sexual ainda se apresenta como a principal forma de transmissão dessas doenças. A educação sexual entre adolescentes constitui-se como fator essencial para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis que vem crescendo em prevalência dentro desse grupo. A família possui um papel fundamental no processo de informação em saúde, no entanto muitos adolescentes ainda não encontram a liberdade para discutirem esse assunto com seus familiares buscando assim a informação em outros espaços como a escola por exemplo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento, comportamento e atitudes de risco entre adolescentes escolares residentes no município de Bom Jesus do Itabapoana – RJ em relação às principais doenças sexualmente transmissíveis presentes na região. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um questionário semiestruturado, tendo como amostra 38 estudantes com idade entre 14 e 18 anos. A maioria dos adolescentes eram do gênero feminino, tinham 18 anos de idade, se encontravam no 1º ano do ensino médio, se declararam de cor negra, solteiros e vivendo com a família Concluiu-se nesse estudo que, apesar da maioria das adolescentes afirmar possuir informações sobre ISTs, e já tendo iniciado sua vida sexual, seus conhecimentos sobre os principais temas relacionados ainda são inadequados mostrando que a presença de projetos em educação sexual se fazem necessários tanto na escola quanto em casa e principalmente com o envolvimento de todos os profissionais qualificados presentes no setores de saúde e educação.

Publicado
2018-06-25
Como Citar
SOARES LINHARES, E.; PEREIRA DE ASSIS, H.; MAGNELLI MANGIAVACCHI, B. INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CONHECIMENTO, ATITUDES E VULNERABILIDADES DE ADOLESCENTES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ. Múltiplos Acessos, v. 3, n. 1, 25 jun. 2018.
Seção
ARTIGOS