ADOLESCÊNCIA E VULNERABILIDADE A INFECÇÃO PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ.

  • Adolfo de Oliveira Cravinho
  • Leonardo da Silva Jacomini
  • Bianca Magnelli Mangiavacchi
Palavras-chave: Infecção Sexualmente Transmissível, Jovens, Vacinação.

Resumo

A adolescência é uma etapa da vida caracterizada por mudanças físicas e psicológicas, e que podem, consequentemente, tornar os adolescentes vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) sendo necessário que os adolescentes sejam orientados a se prevenirem de possíveis doenças. Para tanto, as informações sobre autocuidado e prevenção devem ser oferecidas desde cedo, através de um diálogo aberto, sem preconceitos e que possibilitem a estes jovens expressarem suas dúvidas e anseios. O Papilomavírus Humano é uma enfermidade associada ao câncer de colo de útero, sendo de elevada incidência no Brasil, principalmente entre adolescentes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio particular e público de escolas do Município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ sobre o Papilomavírus Humano e suas manifestações clínicas, transmissão e prevenção e verificar as possíveis práticas e vulnerabilidades nessa população como forma de identificar os pontos necessários a serem discutidos com gestores locais para a efetivação de programas de educação em saúde e promoção em saúde. Foi possível constatar que os alunos possuem muitas dúvidas e há diferenças entre o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto nas diferentes instituições de ensino avaliadas. Portanto é de suma importância que haja uma revisão do ensino da educação sexual nas instituições de ensino, em que possam ser desenvolvidas ações que promovam a conscientização, para a prevenção contra o Papilomavírus Humano e de outras infecções, de forma a realmente oferecer um suporte educacional em saúde para os jovens e adolescentes.

Publicado
2018-06-25
Como Citar
DE OLIVEIRA CRAVINHO, A.; DA SILVA JACOMINI, L.; MAGNELLI MANGIAVACCHI, B. ADOLESCÊNCIA E VULNERABILIDADE A INFECÇÃO PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ. Múltiplos Acessos, v. 3, n. 1, 25 jun. 2018.
Seção
ARTIGOS